sexta-feira, 9 de outubro de 2009

SEMANA DAS CRIANÇAS

Para comemorar o Dia das crianças, a Classe Hospitalar, em parceria com a Brinquedoteca e com a colaboração das aprimorandas, organizou uma “Tarde de brincadeiras” no dia 07/10/09 (4ª feira). A princípio, a idéia era utilizar o espaço externo (solário) da brinquedoteca, mas como a chuvinha prometia... decidimos brincar no espaço interno.
E se viessem muitas crianças? E se o espaço fosse pequeno?... Quantas dúvidas!! O importante é que no final tudo deu certo!

As crianças foram chegando timidamente, as mães quiseram participar e, de repente, tínhamos uma grande roda: crianças, adolescentes, mães, funcionárias e aprimorandas; sem contar os “olhos curiosos” do lado de fora espiando o que iria acontecer (outros profissionais, residentes, pais, vigias, entre outros).

Enfim, começamos...

Dividimos nossa deliciosa tarde em quatro momentos:

GINÁSTICA COM AS MÃOS E OS PÉS (inspirada no trabalho desenvolvido pelo grupo brasileiro Barbatuques)
Gente, foi só inspiração! Quem dera fazer algo "um centésimo" semelhante ao trabalho maravilhoso que eles desenvolvem!
Foram palmas, estalos de dedos, batidas nas bochechas, no peito e até batidinhas com os pés, sempre acompanhando uma música daquelas da nossa infância: “Atirei o pau no gato”, “Ciranda, cirandinha”, “Samba Lelê” ,“Borboletinha” e "Meu pintinho amarelinho".

BRINCANDO COM MÚSICA

 Utilizando a música "Abra a roda, tin dô lê lê" ( do CD Abra a roda tin dô lê lê, pesquisa e direção Lydia Hortélio), os participantes , em roda, cantaram e fizeram os gestos que  a  música sugeria (bater palmas, de mãos dadas, requebradinha, vai andando, de trenzinho, de marcha ré, bem baixinho).
Em seguida, trabalhamos com a música "A serpente" (do CD Pandalêlê: brinquedos cantados"). Continuamos em roda e uma das educadoras, fazendo o papel da serpente, saía convidando cada criança ou adulto para formar o rabo da serpente. 
Nossa! A serpente ficou E-N-O-R-M-E!

JOGO DO MICO (adaptado do "Livro dos segundos socorros", Doutores da Alegria,2001)
         
Na verdade, foi uma "mistura" do jogo do mico com o "calendário de enfermérides" que deu M-U-I-T-O certo!
Cada participante escolheu uma carta do mico e, no verso, o que deveriam fazer, por exemplo: dia de imitar seu bicho favorito, dia do chapéu engraçado, dia de imitar uma sirene, dia do susto, dia de mostrar a língua, entre outros.
Foram minutos de contagiantes risadas, afinal quem quer pagar mico??????

BOLICHE

Desse tradicional jogo, só as crianças quiseram participar. Os  "bem" pequenos queriam, na verdade, era ficar com a bola, chutá-la, enfim: participar do jeitinho deles!!!

Que coisa boa ver todas aquelas mães participando, sorrindo felizes ao lado de seus filhos! Naquele momento era como se estivéssemos em qualquer outro lugar, exceto dentro de um hospital! Foi uma tarde mágica! Brincamos, cantamos, sorrimos e, de quebra, liberamos as toxinas do fígado!!!! rsrsrs





















          




     









          

2 comentários:

  1. PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!ESPERO QUE ESSE NOSSO TRABALHO CRESÇA CADA DIA MAIS, E QUE POSSAMOS TER OS DEVIDOS RECONHECIMENTOS.........SUCESSO........
    BEIJOS
    ANDRÉA GARCIA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para toda a equipe pelo lindo trabalho e dedicação...
    Sou fã de vocês...
    Bjos...
    Renata O. Duarte

    ResponderExcluir