segunda-feira, 19 de maio de 2008

Classe Hospitalar do Hospital Infantil Cândido Fontoura





CLASSE HOSPITALAR
A criação de nossa Classe Hospitalar surgiu da necessidade e do reconhecimento formal através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394-96) de que crianças hospitalizadas, independentemente do período de permanência na instituição ou de outro fator qualquer, têm necessidades educativas e direitos de cidadania, onde se inclui a escolarização.
Baseados na legislação apresentada e com o conhecimento da viabilidade do funcionamento desta modalidade de ensino em outras instituições hospitalares iniciamos o processo de implantação da classe em nossa unidade.

O Projeto
Elaborado pela Pedagoga Maria Aparecida de Lima Ribeiro Roveran  e pela Psicóloga Évila Inse Cristofoli, servidoras do HICF, o projeto foi implantado em 2003, com a contratação de uma professora, através da E.E Dr. Antonio de Queiroz Telles, pertencente a D.E Regional Leste 5.
A partir de 2005, dada a necessidade de ampliação do trabalho, a pedagoga do HICF passou a atuar como educadora da classe hospitalar.

Perspectivas
Diminuição do tempo de internação pela manutenção da rotina escolar e humanização da atenção à criança hospitalizada
As ações não se restringem somente a atividades formais, há também informática, com atividades e jogos educativos, sempre vinculados a um conteúdo temático de ensino-aprendizagem.

2 comentários:

  1. QUERO CONHECER MAIS.........SOBRE CLASSE HOSPITALAR...ESTOU FAZENDO UM TCC .......COM ESSE TEMA ...UM HELP POR FAVOR ....

    ResponderExcluir
  2. LEGAL ADOREI O TRABALHO DE VCS, ESTOU TERMINANDO PEDAGOGIA HOSPITALAR, SOU VOLUNTÁRIA NO BOLDRINI.FAÇO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO.VISITE MEU BLOG WWW.IVANIPEDGOGIAHOSPITALAR

    ResponderExcluir